VÁLVULA ANTIASPIRAÇÃO - Algumas instalações estão sujeitas a pressões negativas nos pontos onde estão instaladas as purgadoras, situações em que elas admitem a entrada de ar ao circuito. Nesses casos, a utilização da VÁLVULA ANTIASPIRAÇÃO evitará a entrada de ar. Isso é comum, por exemplo, em coletores solares instalados acima da caixa d'água que alimenta o boiler solar que tem circulação bombeada para os coletores. Quando a circulação é desligada pelo termostato diferencial (CDT) a água contida no tubo de retorrno ao boiler vais descer até o nível da água contida na caixa d'água, puxando ar pelo purgador quando essa válvula eliminadora de ar não tem a válvula antiaspiração na sua saída.
PURGADOR DE AR - Os purgadores automáticos têm a função de eliminar o ar presente na água de instalações hidrossanitárias (água potável) ou de instalações de climatização quente e/ou fria, evitando trabalho manual. Deste modo, evitam-se o desgate de componentes das instalações, o baixo de rendimento de equipamentos e sistemas térmicos, como coletores solares e outros, e a redução ou interrupção do fluxo de água nas redes hidráulicas.
Em sistemas térmicos, por exemplo, o ar que se liberta da água na fase de aquecimento pode ter efeitos muito negativos na confiabilidade e no rendimento das instalações, como:
CARACTERÍSTICAS ESPECIAIS DO MODELO ROBOCAL
Facilmente inspecionável, para limpeza interna de resíduos da instalação, que podem bloquear o mecanismo, provocando eliminação indesejável de água;
Possibilidade de aplicar o conector de AUTOCORTE ROBOCAL, facilitando a substituição ou manutenção sem interromper o funcionamento da instalação.
UTILIZAÇÃO
O purgador de ar automático é utilizado em:
Encontra aplicação automática em todos os sistemas em que se exija a máxima eficiência.
DADOS
Purgador de ar automático ROBOCAL 502640
Fabricante: CALEFFI (Itália)
Facilmente inspecionáveis e permite manutenção
Ligação rosca BSP 1/2” Macho
Temperatura máxima de exercício 115°C
Pressão máxima de descarga 6 bar
Pressão máxima de exercício: 10 bar
Corpo e tampa em latão
Obturador em borracha de silicone
Sistema anti-rotação e anti-vibração da bóia
Descarga vertical
Corpo e tampa: latão EN 12165 CW617N
Bóia: PP
Mola: aço inox
Vedações: EPDM
Fluidos de utilização: água e soluções com glicol
Percentagem máxima de glicol: 30%
CAPACIDADE
Vazão de descarga (Nl/s) de ar Normal em Litros de ar por Segundo, conforme a Pressão (bar):
1bar:0,4Nl/s
2bar:0,6Nl/s
3bar:0,72Nl/s
4bar:0,8Nl/s
5bar:0,82Nl/s
6bar:0,82Nl/s
FUNCIONAMENTO
O acumular de bolhas de ar no corpo do purgador provoca a descida da bóia e portanto a abertura do obturador.
INSTALAÇÃO
O purgador deve ser instalado, em posição vertical, nos separadores de ar, nos coletores, nas colunas montantes e, em geral, nos pontos da instalação onde seja maior a probabilidade de recolha de bolhas de ar. Não é aconselhável a instalação dos purgadores em locais onde haja o risco da formação de gelo; nestes casos deverá utilizar-se o o modelo 501 Maxcal Caleffi.
Certificações de qualidade e conformidade de produto e fábrica:
Representante CALEFFI Acessórios Hidrotérmicos; Especializada em água quente com energias renováveis; Equipamentos e sistemas termossolares e a biomassa; Sistemas conjugados a gás e a bomba de calor; Pressurização de água; Balanceamento de sistemas de distribuição de água quente; Consultoria em sistemas de água quente para revendedor, projetista, construtor, instalador.