Os problemas causados pelo ar contido nas instalações hidráulicas podem ser graves e incômodos tanto para os utilizadores, quanto para os profissionais responsáveis pela instalação. Se estes problemas não forem analisados em profundidade podem conduzir, frequentemente, a soluções que não os resolverão a longo prazo.
Inicialmente, é muito importante identificar os fenômenos provocados pela presença de ar na instalação.
O ar contido na instalação gera ruído na tubullação e nos componentes de regulação, devido à presença de bolhas de ar, muito mais evidente na fase de ativação do sistema, ou seja, no momento em que o fluxo começa a circular pelos tubos.
Vazões insuficientes, bloqueio total da circulação e troca térmica insuficiente nos aquecedores com menor entrega de calor.
A circulação pode ser parcial ou totalmente bloqueada por bolhas de ar presentes em alguns pontos da instalação. Este fenoômeno é particularmente grave no caso de instalações de chão radiante, podendo também causar desequilíbrios térmicos e um menor rendimento de radiadores.
Corrosão da instalação
É induzida pelo oxigénio presente no ar e pode conduzir não só ao enfraquecimento, mas também à rutura de componentes como tubulações, radiadores e trocadores dos aquecedores.
Pode comprometer a duração e o funcionamento, sobretudo, das bombas circuladoras e das válvulas de regulação.
Em sistemas térmicos, por exemplo, o ar que se liberta da água na fase de aquecimento pode ter efeitos muito negativos na confiabilidade e no rendimento das instalações, como:
Facilmente inspecionável, para limpeza interna de resíduos da instalação, que podem bloquear o mecanismo, provocando eliminação indesejável de água;
Possibilidade de aplicar o conector de AUTOCORTE ROBOCAL, facilitando a substituição ou manutenção sem interromper o funcionamento da instalação.
O purgador de ar automático é utilizado em:
Instalações de distribuição hidrossanitárias (água potável) quente e fria;
instalações de aquecimento individuais (unifamiliares);
instalações de aquecimento centralizadas para vários usuários (nas saídas dos boileres);
instalações de chão radiante em sistemas de climatização;
instalações de coletores solares térmicos (termossolares);
instalações por bombas de calor.
Encontra aplicação automática em todos os sistemas em que se exija a máxima eficiência.
Purgador de ar automático ROBOCAL 502640
Fabricante: CALEFFI (Itália)
Facilmente inspecionáveis e permite manutenção
Ligação rosca BSP Macho 3/8" ou 1/2"
Temperatura máxima de exercício 115°C
Pressão máxima de descarga: 6 bar
Pressão máxima de exercício: 10 bar
Corpo e tampa em latão
Obturador em borracha de silicone
Sistema anti-rotação e anti-vibração da bóia
Descarga vertical
Corpo e tampa: latão EN 12165 CW617N
Bóia: PP
Mola: aço inox
Vedações: EPDM
Fluidos de utilização: água e soluções com glicol
Percentagem máxima de glicol: 30%
Vazão de descarga de ar em Litros por minuto, conforme a Pressão (bar):
1 bar: 24 L/min
2 bar: 36 L/min
2,5 bar: 40 L/min
3 bar: 43 L/min
4 bar: 48 L/min
5 bar: 49 L/min
6 bar: 49 L/min
O acumular de bolhas de ar no corpo do purgador provoca a descida da bóia e portanto a abertura do obturador.
O purgador deve ser instalado em posição vertical, nos separadores de ar, nos coletores, nas colunas montantes e, em geral, nos pontos da instalação altos onde seja maior a probabilidade de recolher bolhas de ar. Não é aconselhável a instalação dos purgadores em locais onde haja o risco da formação de gelo; nestes casos deverá utilizar-se o o modelo 501 MAXCAL CALEFFI.
Acessório Opcional:
AUTOCORTE ROBOCAL - O conector de autocorte Robocal permite a retirada do purgador automático de ar ROBOCAL sem parar a instalação, mantendo-a disponível aos usuários. Ao desatarraxar o purgador a conexão fecha automaticamente. Ao se roscar o novo purgador ou o mesmo após inspeção/manutenção a função de purga automática é restabelecida. As instalações que utilizam válvulas de esfera na conexão do purgador, estão sempre sujeitas a falhas operacionais com o manípulo de corte podendo ficar acidentalmente fechado, anulando a ação do purgador.
Acessório Opcional:
Representante CALEFFI Acessórios Hidrotérmicos; Especializada em água quente com energias renováveis; Equipamentos e sistemas termossolares e a biomassa; Sistemas conjugados a gás e a bomba de calor; Pressurização de água; Balanceamento de sistemas de distribuição de água quente; Consultoria em sistemas de água quente para revendedor, projetista, construtor, instalador.