116450 Regulador Termostático simples de Circuitos de Recirculação de Água Quente de consumo, CALEFFI.
Funciona instalada em cada final de ramal de distribuição de água quente e anterior à conexão do seu circuito à tubulação de retorno, tendo efeito somente com múltiplos ramais/prumadas e Reguladoras Termostáticas 116 instaladas em todos os ramais.
Com poço para o termômetro 116010 opcional ou sonda térmica (sensor).
Características técnicas
Corpo: liga antidezincificação EN 12165 CW724R (Low Lead - baixo teor de chumbo)
Cartucho regulável: PSU
Molas: Aço Inox EN 10270-3 (AISI 302)
Vedações hidráulicas: EPDM
Manípulo de regulação: ABS
Ligações: BSP 3/4" F
Desempenho
Fluído de utilização: Água Potável
Pressão máxima: 10 bar
Pressão diferencial máxima: 1 bar
Faixa de regulação: 35÷60°C
Regulação de fábrica: 55°C
Vazões
Kv máximo: 1,8 m³/h
Kv mínimo: 0,2 m³/h
Kv (Dt=5K): 0,45 m³/h
Certificação: WRAS
Bainha (poço) porta-termômetro/sonda: Ø 10 mm (termômetro não incluso)
Benefícios
Função
O regulador termostático é utilizado para equilibrar automaticamente os circuitos de recirculação das instalações de distribuição de água quente sanitária, de forma a assegurar que todos os segmentos da rede atinjam o valor de temperatura desejado. Através da ação de um cartucho termostático interno, modula a vazão da água em função da temperatura de entrada. Quando a temperatura se aproxima do valor programado, o obturador reduz progressivamente a passagem. Deste modo, a vazão da água impulsionada pela bomba circuladora distribui-se por outras partes da rede, realizando um balanceamento térmico automático efetivo.
Instalação
Antes da instalação do regulador termostático, deve efetuar-se a lavagem dos circuitos para evitar que as impurezas em circulação prejudiquem o seu desempenho. Aconselha-se sempre a instalação de filtros de capacidade adequada na entrada da água proveniente da rede de abastecimento. O regulador termostático pode ser instalado em qualquer posição, tanto vertical como horizontal, respeitando o sentido de fluxo evidenciado pela seta existente no corpo da válvula. O regulador termostático deve ser instalado de acordo com os esquemas fornecidos no manual que acompanha o produto. A instalação deve ser feita de forma a permitir o livre acesso ao dispositivo, em caso de verificação do funcionamento e de manutenção.
Instalar após a última derivação ao consumo de cada ramal de retorno (ou prumada) e a cerca de um metro antes do circuito de retorno à bomba circuladora, para evitar que a temperatura da linha de retorno influencie o funcionamento da válvula.
Regulação da temperatura
A regulação da temperatura para o valor desejado é feita rodando o respetivo manípulo.
A escala graduada indica diretamente os valores de temperatura nos quais se pode posicionar o indicador. Aconselha-se a regular a temperatura da válvula para um valor cerca de 5K superior à de entrada, tendo em conta as perdas de calor ao longo da linha, para limitar a altura manométrica requerida pela bomba de recirculação. Prestar atenção para garantir as vazões mínimas às misturadoras na central térmica.
Manutenção
O cartucho de regulação pode ser removido do corpo da válvula para uma inspeção, limpeza ou substituição (com a instalação fria, descarregada). É aconselhável a instalação de válvulas de corte anterior e posterior ao regulador para essa finalidade.
Representante CALEFFI Acessórios Hidrotérmicos; Especializada em água quente com energias renováveis; Equipamentos e sistemas termossolares e a biomassa; Sistemas conjugados a gás e a bomba de calor; Pressurização de água; Balanceamento de sistemas de distribuição de água quente; Consultoria em sistemas de água quente para revendedor, projetista, construtor, instalador.