Função
As válvulas misturadoras das séries 520 são utilizadas em sistemas que produzem água quente para fins sanitários (banho, lavatório, cozinha etc.) com boiler termoacumulador.
É inevitável que a temperatura da água no interior do boiler varie conforme o liga e desliga da sua fonte de aquecimento. As misturadoras termostáticas 520 são projetadas para que você regule uma mistura de saída que fixe a temperatura da água entregue regularmente ao uso, apesar das variações na temperatura da água contida no armazenamento.
Assim, a água chegará ao lado quente do misturador, por exemplo, do seu chuveiro mais próxima da temperatura normal de utilização, para você acrescentar pouca água fria até a temperatura ideal do seu banho, evitando o desconforto da água excessivamente quente e perigosa no seu chuveiro ou torneira e economizando a energia térmica que está acumulada no boiler.
Princípio de funcionamento
O elemento regulador dentro da válvula misturadora termostática é composto por um sensor de temperatura em contato com o tubo de saída de água misturada. Ao expandir e contrair, garante continuamente a correta dosagem da água quente e fria na entrada, modulando com o obturador na água fria.
Máxima razão de pressão de entrada da série 520: 1,1:1 (significa que a mistura correta requer que as pressões de entrada das águas quente e fria sejam equilibradas até o máximo de 10% de diferença).
Sob condições padrão, as válvulas misturadoras termostáticas CALEFFI da série 520 podem gerenciar vazões reduzidas (a partir de 5 L/min).
Anel de recirculação
As misturadoras termostáticas de baixa relação entre pressões de entrada, como as da Série 520 e outras de baixo custo encontradas no mercado, têm mecanismos simples e não desenvolvidos para as condições de utilização em boiler de sistema que tenha Anel de Recirculação, considerando a possível diferença entre as pressões dinâmicas da água quente de entrada no misturador e a de retorno da recirculação. Neste caso deve ser utilizado misturador termostático com Relação entre Pressões de Entrada a partir de 2:1, encontrada nas Séries 5200 e 521.
Aquecedores de passagem a gás
As misturadoras termostáticas CALEFFI da Série 520 não devem ser utilizadas em combinação com aquecedores de passagem a gás. Considerando a diferença de pressão dinâmica da água quente de saída do aquecedor a gás em relação á água fria, deve ser utilizado misturador com Relação entre Pressões de Entrada a partir de 2:1 encontrada nas Séries 5200 e 521. Portanto, ao adotar o tipo de mecanismo da Série 520 (e de outros misturadores de baixo custo do mercado) na saída do aquecedor de passagem a gás é possível que haja oscilações desconfortáveis na temperatura de utilização, o que não acontecerá nas Séries 5200 e 521, desenvolvidas para essas situações.
Proteção anti-queimadura intrínseca (NBR 5626)
O mecanismo da Série 520 não oferece fecho térmico ou segurança antiqueimadura para proteção intrínseca do usuário, de acordo com a nova redação da NBR 5626. Para essa conformidade, utilize um modelo das Séries 5200 ou 521.
Instalação
As misturadoras termostáticas da série 520 devem ser instaladas conforme os esquemas orientados pelo fabricante (veja o diagrama). Elas podem ser instaladas em qualquer posição, horizontal ou verticalmente.
No corpo da válvula misturadora estão indicadas as seguintes marcas:
- Entrada de água quente, indicada pela cor VERMELHA,
- Entrada de água fria, indicada pela cor AZUL e
- Saída de água misturada, indicada pela palavra “MIX”.
Representante CALEFFI Acessórios Hidrotérmicos; Especializada em água quente com energias renováveis; Equipamentos e sistemas termossolares e a biomassa; Sistemas conjugados a gás e a bomba de calor; Pressurização de água; Balanceamento de sistemas de distribuição de água quente; Consultoria em sistemas de água quente para revendedor, projetista, construtor, instalador.